quarta-feira, 1 de abril de 2015

Colágeno: Dicas para o combate de estrias


O colágeno é uma proteína importantíssima produzida pelo nosso organismo. Sua função é dar firmeza, ou seja, proporcionar sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Para entender o que é o colágeno temos um ótimo exemplo: apalpe as suas orelhas ou a pontinha do seu nariz e note os quão maleáveis e, ao mesmo tempo, resistentes eles são. No post de hoje iremos ressaltar a importância que o colágeno tem para o nosso organismo, além de lhe dar dicas de como combater as estrias.
BENEFÍCIOS E ALIMENTOS RICOS EM COLÁGENO
O colágeno é produzido pelo nosso organismo desde que nascemos, mas quando entramos na fase dos 30 anos, sua deficiência começa a ser notada com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Acredita-se que a perda do colágeno, que aos 50 anos passa a produzir apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação, seja uma das principais causas do envelhecimento. Os suplementos de colágeno foram feitos para ajudar a reverter esta perda natural. Hoje existem diversas formas de suplementos que contém colágeno: em cápsulas, em pó, barras de cerais, shakes, whey protein, entre outros, além de alimentos ricos em colágeno.
O selênio, o silício, o cobre e zinco são responsáveis por manter as células íntegras. As células ficam mais resistentes, sem fragmentação. Isto acontece porque os minerais atuam na ação de enzimas antioxidantes, que preservam o colágeno mais tempo no organismo. O selênio é encontrado no tomate, milho, nozes, alho, aves e frutos do mar. Se você comer uma manga e uma tangerina por dia ou duas fatias de abacaxi já estará alcançando a quantidade diária de silício necessária para ajudar na produção do colágeno. Cobre você encontra no coco, na maça e pêssego. Para ingerir zinco você deve comer ovos, leite e soja.
Alimentos como carne vermelha, frango e peixe são ricos em colágeno. A gelatina é outra fonte muito rica dessa proteína. Esportistas já fazem uso da gelatina após os treinos, pois é um alimento saudável e que hidrata por conter bastante água. O consumo de Vitamina C também é muito importante para manter a produção de colágeno, pois ela estimula a sua produção. O ácido cítrico presente na vitamina C ativa a enzima que vai catalisar o processo de síntese do colágeno.
SURGIMENTO E COMBATE DAS ESTRIAS
Os maiores fatores para o aparecimento de estrias são o aumento de peso repentino, perda de peso de forma rápida, gravidez, crescimento rápido na adolescência, etc. Existem dois tipos de estrias, as brancas e as avermelhadas:
  • As estrias avermelhadas são as reversíveis. Este estágio significa que as fibras se romperam quando a pele esticou e a fibra está inflamada, por isso está vermelha. Por serem recentes, com o tratamento certo, são curáveis.
  • As estrias brancas estão em estágio final e por isso são irreversíveis. Quando estão nesta cor, é sinal de que as fibras que já tinham sido rompidas cicatrizaram e pele não irá conseguir voltar mais ao normal. Porém apesar de irreversíveis, existem tratamentos para melhorar o aspecto das mesmas.
Uma das formas de se evitar este tipo de problema é ter uma boa alimentação. Se você está em dieta para ganho de peso, alimente-se bem e cresça aos poucos, de forma saudável. Assim, seu corpo irá crescer junto com você. Caso esteja em dieta para perda de peso, procure ter calma e emagrecer com saúde. Não adianta você perder peso e o seu corpo não acompanhar sua velocidade, lhe trazendo outros problemas estéticos, como as estrias e até mesmo “pelancas” pelo corpo.
Outra dica é ficar de olho no ressecamento da pele. Pele ressecada significa que a mesma não terá facilidade para esticar e quando for preciso, irá acabar rompendo as fibras. Estar sempre com a pele hidratada com cremes a base de colágeno, elastina e retinol é de extrema ajuda contra as estrias. A hidratação é outro ponto chave do processo. A água também ajuda a manter a pele hidratada, por isso beber pelo menos dois litros de água por dia é o ideal. Para os praticantes de musculação, pode ser até pouco em casos de exercícios de muita intensidade.
Grande parte das pessoas pensa que as estrias só aparecem no corpo feminino, mas isso é um grande engano. O problema é que os produtos vendidos mercado de cosméticos para evitar ou diminuir o aparecimento de estrias são direcionados quase exclusivamente a elas, como se o problema fosse restrito ao sexo feminino, mas não é. Muitos homens sabem disso, sentindo literalmente na pele que é um problema que acontece também com eles, principalmente devido à prática de musculação. Por mais que isso não seja uma pauta central da estética masculina, muitos homens têm estrias e se constrangem quando elas são postas à mostra.
Para quem está malhando em busca do ganho de massa muscular, as estrias aparecem quando há aumento no volume de músculos de forma rápida, sem que o corpo tenha tenho de acompanhar o processo. Por isso o uso do colágeno é indicado, para ajudar a prevenir as mesmas.
Um estudo norte americano de 2008 (Clark) analisou o uso de 10g de colágeno por pessoas que frequentam academia ou praticantes de esportes. Os resultados foram promissores: aqueles que tomaram o colágeno melhoraram e muito a resposta à dor relacionada ao exercício. Os estudiosos concluem que vale a pena a suplementação tendo em vista o estudo de 24 semanas, e que o seu uso pode melhorar a performance atlética, prevenindo impactos negativos do exercício.
MITOS E VERDADES
COLÁGENO ENGORDA? Mito. Ele é uma proteína, não tem gorduras nem colesterol, mas tem calorias, porém ele sozinho não vai causar nenhuma mudança de peso. Ele também ajuda a reduzir o apetite. Contudo, se você abusa da alimentação e ainda consome colágeno, aí poderá haver alguns riscos.
UNHAS FORTES E CABELOS BRILHANTES? Verdade. Ele ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas, podendo ajudar os fios a crescerem mais rápido e com mais força. O colágeno é responsável pela cicatrização e regeneração dos tecidos. No caso das unhas e cabelos, ele forma uma matriz onde os minerais se fixam para deixá-los fortes, resistentes e brilhantes.
USAR MÁSCARA DE GELATINA DEIXA A PELE MAIS BONITA? Mito. A aplicação de máscara de gelatina na superfície da pele não tem efeito, apenas uma hidratação temporária. Para apresentar os benefícios na elasticidade da pele, o colágeno deve ser ingerido.
O COLÁGENO É A MESMA COISA QUE GELATINA? Mito. A gelatina tem colágeno, mas em quantidade bem menor do que o recomendado.
O COLÁGENO  TEM UM EFEITO REGENERATIVO EM OSSOS E ARTICULAÇÕES? Verdade. A dor da articulação pode ser reduzida com a ingestão de alimentos enriquecidos com colágeno hidrolisado. Com apenas 10g de colágeno por dia, obtém-se o fornecimento ideal desses aminoácidos tão importantes.
REDUZ A CELULITE? Mito. A celulite é resultado de um processo multifatorial, onde ocorre deficiência da circulação, retenção de água, acúmulo de gordura e processo inflamatório. Não age diretamente na celulite, mas permite que a pele tenha mais elasticidade.
FLACIDEZ VAI EMBORA? Mito. Ele não vai acabar com uma flacidez pré-existente. Ele ajudará a diminuí-la e vai prevenir o agravamento da flacidez.
E REDUZ AS ESTRIAS? Mito. Ele ajuda a prevenir o aparecimento delas, mas não as elimina. As estrias são causadas quando a pele é esticada além de seus limites, danificando o tecido elástico da mesma. Elas podem ser causadas por um ganho excessivo de peso em um curto espaço de tempo, o crescimento acelerado durante a adolescência e até devido à musculação.
ONDE ENCONTRAR?
O colágeno é muito importante também para a saúde, e não apenas para a beleza. A falta da proteína colágeno no corpo pode gerar dores na articulação, tendinites, fraqueza muscular, fraqueza das unhas, fraqueza dos ossos, além de rugas e flacidez, é claro. Aqui na loja possuímos o melhor produto neste seguimento e contém nada mais nada menos que 12g de colágeno hidrolisado por porção. Clique AQUI para maiores informações e preços do NAÄRA BEAUTY DRINK.
CONTATOS:
(43) 9156-7219 Vivo ( whatsapp )
(43) 9695-4823 Tim
e-mail: ricardo.lima1207@gmail.com
e-mail: produtossaudaveisnoatacado@gmail.com
Website: http://produtossaudaveisnoatacadoevarejo.blogspot.com.br/